quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A evolução da tecnologia e da ciência


José Sola


Temos apreciado a evolução da ciência e da tecnologia, se manifestar galopante nos últimos cinquenta anos na vida da sociedade humana.

E dentre os elementos que se destacam nessa evolução, que chega a ser vertiginosa, esta à computação.

Nós sabemos que o computador, se modifica e se aprimora a cada ano, entretanto, uma grande maioria ignora por completo, os elementos básicos e fundamentais que possibilitam que esta evolução aconteça.

E por entendermos ser a computação, umas das mais notáveis descobertas da ciência tecnológica do homem, estaremos a apresentar de maneira sintetizada a construção da placa mãe, e a construção de um processador.

Nossa intenção não é a de descrevermos de forma detalhada a elaboração de um computador, pois não teríamos como o fazer, sem copiarmos os dados já apresentados por especialistas que tratam deste ramo da ciência.

Então vamos sintetizar apresentando elementos que nos possibilite penetrar um pouquinho mais nos fenômenos da vida, e apresentarmos uma analogia comparativa com fenômenos extraordinários que se manifestam no universo, entretanto estes fenômenos ainda não são apercebidos pela ciência empírica. 

Uma placa precisa ter uma base solida onde serão adicionados os demais itens, uma vez feito isso, aplicamos resina epóxi (um plástico), sobre o material. 

Essas placas serão constituídas por múltiplas fibras de vidro, que serão agrupadas para formar uma folha resistente desse material, a seguir esta placa ainda não identificada é conduzida ao forno para que a resina grude na folha de fibras de vidro. Aqui obtemos um material chamado prepag, então agrupamos diversas folhas de prepag para formar uma folha laminada, - com a espessura desejada, - por fim, o cobre é aplicado nos dois lados do laminado para que a resina seja fixada.

A fibra de vidro utilizada na construção da placa mãe é rígida o suficiente para oferecer resistência e suporte para outras peças. O cobre adicionado garante a condutividade elétrica adequada e mantem os componentes em temperaturas aceitáveis.

Havendo sido construída a placa base, as maquinas são programadas para inserir o circuito a ela. O desenho do circuito é posicionado sobre a lamina de cobre e será devidamente aplicado quando exposto a luz ultravioleta.

Então a mesma é furada de maneira que atenda o padrão ATX. E a seguir os muitos componentes que complementam a placa mãe serão soldados a mesma.

O que estou informando é uma síntese rápida do que seja uma placa mãe, pois os dados de que se utilizam os técnicos para a construção da mesma, é muito mais complexo.

E agora estaremos apresentando informações ainda sintetizadas do cérebro da computação, os processadores.

Eles estão presentes em todos os desktops, notebooks, e em muitos outros eletrônicos que já aderiram, ou estejam aderindo à inteligência avançada para processamentos de dados, como por exemplo, nos celulares atuais.

Embora conheçamos um pouco sobre eles, nosso conhecimento não vai além da noção que diz respeito à velocidade, modelo comercial, sokete, e outros detalhes que nos são uteis no cotidiano.

Vamos então verificar o material que é utilizado na construção de uma CPU, e quantas pequenas peças tem um processador.

Já sabemos que o átomo é a menor partícula da matéria, pois entendemos mesmo ser o hidrogênio, o átomo de menor peso atômico, o pai da matéria.

Os processadores também possuem átomos, entretanto na construção dos mesmos, os cientistas, não conseguem manipular elementos tão ínfimos.

A diferença entre eles e os resistores, capacitores, indutores, está na tarefa executada.

Enquanto os demais componentes manipulam a energia elétrica de forma simples, os transistores aproveitam-na para funcionar como interruptores e amplificadores.

Os números de transistores atuais chegam a bilhões.

Para que tenhamos uma ideia do dimensionamento de um transistor, que mede 32nm informamos que cabem três mil portas de um transistor na espessura de um fio de cabelo. 

Lembramos ainda de que o ambiente onde os processadores são fabricados é dez mil vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia, e para que entendamos a necessidade de todo esse cuidado, informamos que um grão de poeira em um chip, equivale a uma montanha em cima de uma casa.

Basicamente os transistores são os únicos componentes inteligentes na eletrônica, pois quando em conjunto os mesmos podem realizar tarefas complexas na execução de aplicativos, e jogos avançados.

Não nos é possível ver um transistor a olho nu, eles alcançam das dezenas de nanômetro, como retro informado são muito mais finos que um fio de cabelo. 

Mas assim como os átomos são fundamentais para quaisquer seres vivos, os transistores são essenciais para o funcionamento das CPUs.

E ao que concernem as características dos transistores, informamos que os comuns em geral têm o formato quadrado e três pernas, os transistores construídos com nanotecnologia, perdem estas características, parecendo-se muito mais com partículas. 

Sintetizando não nos demoraremos descrevendo a instalação dos circuitos e demais componentes, vamos verificar a matéria prima que permite a elaboração desses elementos.

Vamos agora falar da matéria prima que se manifesta na natureza, e que propicia a elaboração desses processadores, pois não devemos nos esquecer de que os átomos de silício, (elemento atômico n. 11) não são elaborados pelos cientistas, foram descobertos por estes.

A areia tem em sua constituição vinte e cinco por cento de silício - que por sinal é o segundo elemento mais abundante em nosso planeta - e que após passar por várias transformações, ela passa a ser um elemento inteligente no seu computador. A areia propriamente, dito, não serve para a construção, no entanto o silício é um cristal excelente.

Mas nem sempre os fabricantes de processadores retiram o silício da areia comum, mas do quartzo, pois este mineral é rico em dióxido de silício (SiOz), material esse que é a base de tudo.

Mas não devemos nos esquecer de que existem transistores de outro elemento químico o gálio, (elemento de peso atômico n. 31), entretanto as indústrias optam pelo silício, por ter um custo mais baixo e por ser um elemento abundante na natureza.

Para construir um processador, não basta pegar um pouco de areia e extrair o silício, é necessário que em um bilhão de átomos, somente um não seja de silício.

Mas não devemos nos esquecer de que a ciência já encontrou outro elemento que em breve estará propiciando um avanço da tecnologia no campo da computação, apresentando a estes uma rapidez maior, maiores recursos, pois os desenvolvedores da tecnologia na área da computação entendem que os processadores de silício, não responderão aos avanços necessários no desenvolvimento desse equipamento. 

E o material de futuro que substituirá o silício será o grafeno, uma forma pura de carbono descoberta em 2004. 

Enquanto que o silício suporta no máximo frequências entre 4 a 5GHz, esse valor pode passar dos 500Ghz, caso o material usado seja o grafeno, devido as particularidades desse material.

Basicamente, o grafeno é um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite, o mesmo encontrado em qualquer lápis comum usado para escrever. A diferença é que o grafeno possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono. O carbono é o elemento atômico n.6 na tabela periódica.

Entretanto esta tecnologia ainda vai demorar um pouco mais para transformar-se em padrão, mas com certeza as dificuldades existentes serão contornadas. 

Apresentei esta síntese sobre a construção de uma CPU, e mais especificamente do cérebro do mesmo que são os processadores, na intenção de demonstrar o quanto temos ainda que desenvolver nossa tecnologia cientifica. 

E utilizando-me dessas informações pretendo por analogia, explicitar melhor as informações contidas em o livro, memórias de um Suicida, pois nesse livro escrito através da médium de psicografia Yvone Pereira, os espíritos já relatam está tecnologia acontecendo, entretanto com uma desenvoltura maior.

No intento de esclarecer melhor este raciocínio, lembro que espirito, períspirito (corpo energético), psiquismo, e matéria-energia, se manifestam em uma simbiose absoluta, a partir da maturação da substância, plasma divino do Criador.

E estes elementos não evoluem dissociados um dos outros, embora sejam elementos distintos, são atributos de Deus que imantados, constituem o “Ser inteligente” que é o espirito, períspirito, psiquismo, e matéria e é o espirito o princípio inteligente, que conduz os demais atributos na evolução que lhes está reservada na eternidade; vós sois deuses, disse-nos Jesus.

Isto informo, porque as religiões ortodoxas, e mesmo alguns espiritas, acreditam que a evolução aconteça apenas para o espirito, acreditando mesmo que o elemento matéria se extinga com a evolução, e que o espirito em sua evolução se manifeste como uma centelha, uma flama informe apresentando-se imaterial, e não resta dúvidas de que o espirito em sua essência é imaterial, entretanto se demorará revestido pela matéria na eternidade, naturalmente de que a matéria que reveste os espíritos, - alguns deles que em sua evolução nos fogem a concepção - é matéria em outra dimensão. 

E alguns espiritas, acreditam que Kardec não haja tratado desta questão, entretanto antecipando-se a ciência o mestre lionês já no ano de 1857, nos informou da existência de matéria em outra dimensão, em o “Livro dos Espíritos”, questão 22, vejamos.

“Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria, para vós, porém, não o seria”. Será que está resposta do Espirito da Verdade a Kardec deixa qualquer dúvida? 

E quanto ao espirito demorar-se revestido de partículas de matéria em outra dimensão, nas colônias espirituais, ou em mundos mais evoluídos, para melhor esclarecimento, vamos nos valer de mais uma revelação de Alexandre descrita por André Luiz, esta está inserida em o livro “Missionários da Luz” no capítulo da Reencarnação, nas páginas 210 e 211, vejamos:

“A observação era muito nova para mim e continuei indagando:

- Mas o organismo períspiritico de Segismundo não é o mesmo que ele trouxe da Crosta, ao desencarnar pela última vez? 

- “Sim – concordou o orientador-, tem a mesma identidade essencial: todavia, com o curso do tempo, em vista de nova alimentação e novos hábitos em meio mui diverso, incorporou determinados elementos de nossos círculos de vida, dos quais é necessário se desfaça a fim de poder penetrar, com êxito a corrente da vida carnal. Para isto, as lutas das ligações fluídicas primordiais com as emoções que lhes são consequentes desgastam - lhe as resistências dessa natureza, salientando-se que, nesta noite, faremos a parte restante, mobilizando, em seu auxilio, nossos recursos magnéticos”.

Nestas palavras endereçadas a André Luiz, nosso amigo Alexandre o esclarece, informando-o de que o espirito se reveste de elementos pertencentes ao mundo, ou colônia em que este se demore, e estes elementos são as partículas de matéria, que revestem a colônia, ou o mundo espiritual em outra dimensão mais elevada que a nossa.

E estes elementos naturalmente não são outra coisa que não a matéria em outra dimensão, se analisarmos como livres pensadores, entenderemos de que a influência da matéria que carregamos para a espiritualidade, é matéria em outra dimensão, pois após havermos nos despojado do corpo denso de matéria, o espirito carrega ainda partículas materiais, partículas essas que lhe oferecem a densidade com que se apresentam na espiritualidade.

Sequenciando nosso raciocínio, verificamos que o planeta Terra, mesmo no que concerne a evolução no campo da matéria densa, nos oferece um campo infinito para a análise e para a pesquisa, existem ainda infinitos ignotos que nos aguardam a descoberta, e como retro informado, antecedendo a organização do elemento matéria, existe um elemento psíquico, e energético, que encerram a causa inteligente e determinante do mesmo. 

Então não duvidemos, estaremos evoluindo “infinitamente” no campo da tecnologia cientifica que vem se aprimorando a cada dia mais, e de futuro, alcançaremos conquistas vislumbrantes, propiciando-nos sempre maior evolução, uma serie infinita de descobertas e conquistas alcançadas pela ciência, que de momento, para muitos homens, não passa de ficção cientifica, tornar-se-á realidade. 

E aproveito aqui para especificar de que a ciência, embora cética, não acreditando em uma Inteligência Suprema, tem uma função relevante, eu diria primordial, na evolução da tecnologia e da ciência, e eu entendo que geral, pois as descobertas da mesma conduzem o homem, (espírito) de encontro a fenômenos que se demoram no ignoto. O mesmo não elabora as causas que antecedem a esses fenômenos, e tampouco a matéria prima, este quando desenvolve a inteligência, a lógica, e a razão, aplica esses atributos, descobrindo as causas fenomênicas, tanto quanto, usufrui da matéria prima, apresentando-nos, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos, meios de transportes, etc.

A verdadeira religião necessita abarcar os princípios espirituais, tendo sempre como meta, estar orientando o homem, no sentido de que ele descubra as suas origens, para que compreenda a razão de ser do destino e da dor, de que é eterno, por ser vida derivada da vida de Deus, e de que sendo vida manifesta do Criador, herdou os atributos Deste, e que por essa razão é deus, como nos informou Jesus. 

Mas não pode descurar da parte cientifica, pois como retro informado, espirito e matéria se demoram em simbiose absoluta, se complementam, e como a evolução vai ao infinito na eternidade, e entendemos que o mecanismo da evolução é inexorável, que evoluem a matéria, o espirito, o psiquismo, o corpo energético, enfim, todos os elementos que constituem a vida do universo, não há como negar a importância fundamental desta na evolução das sociedades. 

E se a ciência em suas pesquisas e análises necessita se utilizar da inteligência, da lógica, e da razão, para descobrir, as causas dos infinitos fenômenos que a vida nos apresenta, se estes transcendem a mais genial inteligência humana, isto nos leva a concluir de que eles estão sem se aperceberem, trabalhando no sentido de religar o homem a Deus. Chegará um momento em que o encontro da ciência com a inteligência suprema causa primária de todas as coisas acontecerá, pois, a inteligência de Deus á manifestar-se na vida, não é uma possibilidade, é um fato. 

E o espiritismo, despido da mística em que o envolveram, responde a estes quesitos, pois é a religião da ciência, que atenta a lógica e a razão, encerra em seu postulado em estado de semente, como síntese, revelações infinitas, aguardando uma extrapolação lógica e racional, e que a pedido de Kardec, não se opõem a ciência, desde que esta prove que estamos equivocados em algum ponto, devemos concordar com a mesma, mas não devemos apenas concordar, mas estuda-la e conhece-la. 

E para corroborarmos de que a evolução do espirito, não acontece de forma isolada, pois retro já informamos de que a centelha divina (espírito), corpo energético (períspirito), psiquismo, e elemento matéria-energia, evoluem em simbiose com este, estaremos a apresentar a tecnologia (eletrônica) manifestando-se na espiritualidade, descrita em o livro “Memorias de um Suicida” de Yvone Pereira, apresentando já uma condição evolutiva maior que a apresentada pelos espíritos encarnados da atualidade.

Somos informados em o livro Memórias de um Suicida, no Capitulo Jeronimo de Araújo Silveira e família, a página 83 desta obra, que junto ao leito de cada paciente ali recolhido havia um aparelho eletrônico que reproduzia as imagens, e as preces que eram feitas por amigos, ou desconhecidos mesmo, a favor dos sofredores que ali se demoravam, vejamos.

“Existia em cada dormitório certo aparelhamento delicadíssimo, estruturado em substâncias eletromagnéticas, que, acumulando potencialidade inavaliável de atração, seleção, reprodução e transmissão, estampavam em região espelhenta, que lhe era parte integrante, quaisquer imagens e sons que benévola e caridosamente nos fossem dirigidos. ”

Jeronimo de Araújo é um dos dez suicidas recolhidos do vale do sofrimento, e se detém revoltado, por entender que está sendo tolhido em seus direitos, pois ele entende que não devam proibi-lo de visitar seus familiares na Terra, entretanto se os mentores maiores o impedem de imediato, é por saberem, das mudanças que foram ocasionadas devido ao ato infeliz de seu suicídio.

Mas por insistência de nosso amigo Jeronimo, o dirigente espiritual da Casa Maria de Nazaré, nosso irmão Teócrito cede aos desejos do mesmo, esclarecendo-lhe, entretanto de que esta visita iria projeta-lo em maiores sofrimentos, - não vou narrar os acontecimentos tristes vividos por Jeronimo, pois estaria prolongando muito meu texto, estas informações estão inseridas nas páginas 88, 89, 90 do livro retro citado – e nosso amigo infeliz é autorizado, e acompanhado na visita a seus familiares.

E nosso amigo da espiritualidade Dr. de Canalejas, entra na sala em que estão hospedados os demais companheiros de infortúnio de Jeronimo, informando-os de poderão acompanhar a visita de nosso amigo inconformado aos seus familiares queridos, através de um aparelho eletrônico, ali existente, acrescentando de que se estes desejassem depois visitar os seus entes queridos estariam a fazê-lo no dia imediato, vamos então passar a palavra ao amigo Camilo.

“Aproximou-se do aparelho e, com graciosa desenvoltura, ampliou-o até que pudesse retratar a imagem de um homem em tamanho natural.

Perplexos, mas interessados, deixamos o leito, que raramente abandonávamos, a fim de nos postarmos diante da placa que principiava a iluminar-se. Fizeram-nos sentar comodamente, em poltronas que ornavam o recinto, enquanto aqueles zelosos colaboradores do Bem tomavam lugar a nosso lado. Era como se aguardássemos o início de uma peça teatral. 

De súbito Joel surgiu diante de nós, tão visível e naturalmente, destacando-se no mesmo plano em que nos encontrávamos que o supusemos dentro da enfermaria, ou que nós outros seguíssemos ao seu ao seu encalço....

Mais real do que o atual cinematógrafo, e superior ao engenho da televisão de momento, esse magnifico receptor de cenas e fatos, tão usado em nossa colônia, e que tanta admiração nos causava, em esferas mais elevadas desdobra-se, evolutia até atingir o sublime no auxílio a instrução de espíritos em marcha para a aquisição de valores teóricos que lhes permitissem, futuramente, testemunhos decisivos nos prélios terrenos, indo rebuscar, e selecionar, nas longínquas planícies do espaço celeste, o próprio passado do Globo Terráqueo e de suas humanidades, sua História e suas civilizações, assim como o pretérito dos indivíduos, se necessário, os quais jazem esparsos e confundidos nas ondas etéreas que se agitam, se eternizam pelo invisível a dentro, nelas permanecendo fotografados, impressos como num espelho, conquanto se conservem confusamente, de roldão com outras imagens, tal como na consciência das criaturas se imprimiram também seus próprios feitos suas ações diárias! “

Nestes tópicos que apresentei de o livro “Memorias de um Suicida”, eu procuro destacar algumas revelações maravilhosas, que com toda a certeza tem passado para muitos espíritas como uma ficção, ou como um acontecimento sobrenatural, isto é, não tenha como ser esclarecido pela ciência, e para os adeptos de outras religiões, informações absurdas mesmo.

E isto tem acontecido pelo fato de não entendermos que espirito e matéria se complementam que os átomos de peso atômico que formam a matéria solida, no momento evolutivo em que nos demoramos, embora se desmontem ao infinito, conservaram as propriedades especificas, e estarão possibilitando a matéria manifestar-se em outras dimensões, sem com tudo modificarem suas propriedades, por exemplo, a agua em Nosso Lar, embora a essência permaneça com a mesma característica, embora mais sutil, mais volátil, as moléculas que formam a agua nesta colônia são formadas pelos átomos de hidrogénio e oxigênio sim, entretanto miniaturizadas, em outra dimensão, entretanto o elemento agua preserva sua essência. 

E desejo destacar de que a evolução é ininterrupta e implacável, e a nenhum elemento da natureza e da vida relega ao esquecimento, evolui a centelha divina (espirito), o corpo energético (períspirito), o psiquismo, tanto quanto e também, o elemento matéria-energia, e esta evolução segue um sequencial ininterrupto, embora quando encarnados não possamos aprecia-la em sua maturação em uma dimensão diferenciada da que nos encontramos.

E pelo que podemos verificar dessas informações narradas pelo espirito de Camilo, essa tecnologia que conquistamos na área da computação, tanto quanto da telefonia celular, já era do domínio da espiritualidade, porém mais avançada em seu desenvolvimento, o que nos leva a raciocinar de que os espíritos despidos do corpo de matéria densa, não se demoram errantes no espaço, habitam uma das muitas moradas da casa do Pai como nos informa Jesus, e revestidos de matéria em outra dimensão, estudam, trabalham, elaboram, constroem.

E como podemos ver neste caso, assim como em muitos outros, a tecnologia e a ciência na espiritualidade, se antecipa a da Terra, e assim como os átomos de hidrogênio e oxigênio, preservam as propriedades, e embora em Nosso Lar, tanto quanto em outros mundos mais elevados, mundos estes de outra dimensão, os átomos que permitem a elaboração da agua, embora miniaturizados, conservando a essência característica qual a que possuíam na Terra, os átomos de silício, gálio e carbono, também.

E este raciocínio nos leva a deduzir de que os equipamentos eletrônicos utilizados na “Casa Maria de Nazaré” são elaborados pelos mesmos átomos que no momento atual de desenvolvimento de nossa ciência, permitem a construção dos processadores, que são o gálio, o silício, e o grafeto (carbono), entretanto vivendo já a condição de partículas em outra dimensão, pois a propriedade do átomo está no psiquismo do mesmo, e não na partícula de matéria. 

Provavelmente, um físico, ou um químico, espirita me dirá, - pois os ateístas sequer acreditam na possibilidade de um psíquico na formação de um corpo de matéria, e tampouco na existência do espirito - mas como é possível as propriedades dos átomos se preservarem no psiquismo, sequenciando a elaboração da essência em outra dimensão, então quando a um átomo de hidrogênio pesado (isótopo) adere um neutro em seu núcleo; o faz porque exista um psíquico de hidrogênio, que difere do psíquico do átomo de hidrogênio comum?

Para nós espiritas, a lógica nos leva a deduzir de que sim, pois caso contrário, teríamos que acreditar na casualidade, pois conforme a física, os átomos de hidrogênio natural, já são escassos como átomos esparsos na natureza, por que a tendência desses átomos é a de se agruparem ao átomo de oxigênio para formar a molécula de agua, e acreditarmos que um neutro que se demora-se orbitando esparso na natureza, aderisse ao núcleo do hidrogênio, sem que houvesse uma força que tivesse uma sensibilidade para receber esse elemento desnecessário ao hidrogênio, é admitir que o mesmo, em sua orbita, cruzou casualmente com o hidrogênio e se nidou em seu núcleo, ainda mais sendo este desnecessário no núcleo do hidrogênio.

O átomo se mantem coeso devido a manifestações de cargas elétricas contrarias, os elétrons orbitam em torno do núcleo, devido serem corpúsculos de carga elétrica negativa, enquanto que os prótons nos núcleos do átomo, são carregados de carga elétrica positiva, e como já sabemos cargas de sinais iguais se repelem, de sinais diferentes se atraem.

O hidrogênio é formado apenas por um elétron e por um próton, então não necessita de um neutro, e nos parece que o princípio inteligente que permite a partícula de matéria se aglutine ao psiquismo, sabe dessa desnecessidade, e então elimina uma carga desnecessária, entretanto o mesmo não sucede com um átomo de hélio, - ou com os demais - pois este possui dois elétrons a orbitar em volta do núcleo, que devido a forças elétricas contrarias mantem a estabilidade do mesmo, entretanto este átomo difere do hidrogênio, ele tem dois prótons em seu núcleo.

E como os prótons são carregados de cargas elétricas positivas, e já sabemos que cargas de sinais iguais se repelem então neste caso necessitamos de dois nêutrons, não para neutralizar a carga elétrica como entendemos literalmente, mas para possibilitar a permuta dessa carga, pois se o neutro neutralizasse a carga elétrica, esta se dispersaria isto é deixaria de manifestar-se, se anularia, e não é isto o que acontece, pois o neutro recebe a carga do próton, mas não a retém, a devolve, simplesmente permutam a carga.

Quando transportamos a energia elétrica das Usinas Geradoras para as grandes cidades, o fazemos em alta tensão, isto é, a potência em algumas linhas de transmissão é de 500 KW, e a necessidade de ser alta a potência nessa transmissão acontece por haver à queda de tensão devido a distância que percorre. Nestes casos nós temos o neutralizar da corrente elétrica, quando o cabo chega à torre metálica. Para continuarmos a transmissão dessa energia, instalamos uma cadeia de isoladores de vidro, ou cerâmica, e então a energia não atinge a torre, pois se isto acontecesse teríamos um curto fase - terra de altas proporções. Neste caso a energia elétrica é neutralizada, os elétrons livres que se demoram no condutor, são interrompidos em seu impulso, pois a energia elétrica acontece através da reação em cadeia, aplicamos um potencial, e os elétrons vão impulsionando os demais, para continuarmos com o percurso da energia, necessitamos elaborar um by-pass para sequenciarmos o curso da mesma. Neste caso a cadeia de isoladores, neutraliza a carga elétrica, pois esta não consegue percorrer o vidro ou a cerâmica, pois estes materiais não são condutores de eletricidade.

Entretanto o neutro não broqueia, não anula a carga elétrica que recebe do próton, ele possui uma sensibilidade (atração) que lhe permite absorver a mesma, mas tampouco a retém, a devolve (repulsão) ao próton, e esta força de permuta a física já a descobriu através do eminente Van der Waals, e com certeza estarão a defini-la melhor.

Vamos apresentar uma analogia, - esta eu a aprendi com meu mestre de física - entre o neutro e o próton, e dois jogadores de tênis, a bolinha seria a carga, quando a carga está com o neutro, este se transforma em próton, e o próton se transforma em neutro, quando a mesma é devolvida o neutro passa a ser novamente neutro, e o próton volve a ser próton. Enfim iremos afirmar um dia com o caminhar da ciência, e esta caminha rápido na atualidade, que o neutro não é literalmente neutro, como já sabemos de que o átomo não é átomo como o afirmou o cientista grego Demócrito quatrocentos anos antes de Cristo, pois átomo significa o que não pode ser cortado, ou partido, e de fato o átomo não se quebra não se parti, mas se desmonta ao infinito. 

Verificamos na tabela periódica de que os átomos pares necessitam de um número menor de nêutrons que os números impares. Parecem existir agrupamentos simétricos e assim mais estáveis, como também outros assimétricos e menos estáveis; será que essa diferença de necessidade de mais nêutrons, por parte dos números impares do que dos pares, é realmente uma casualidade? Essa simetria, e assimetria entre os pares e os impares, não manifesta uma força inteligente que os diferencia? Será mesmo que quem define essas manifestações, que para mim são inteligentes, são as partículas miniaturizadas da matéria inerte com que esses átomos se apresentam? 

O movimento dos eletros em torno dos núcleos, que na física, costumamos chamar de orbita ou calota, mas que o adequado seria chamarmos de distância é fixamente estabelecido, orbitando 2, 8, ou 18 elétrons nessas orbitas. Essa distância fixa em que os elétrons orbitam são determinadas pela eletricidade negativa dos elétrons, e a eletricidade positiva dos prótons; será que a precisão matemática em que os elétrons orbitam em torno dos núcleos é uma força cega, e casual? Será mesmo que esta precisão matemática tem mesmo como propriedade a matéria inerte?

Quando da explosão que acontece em milionésimos de segundos, e imaginamos que o átomo foi estraçalhado, aconteceu apenas o desmontar do mesmo, tanto é de que da explosão de um urânio 92 U146, obtemos um bário 56 prótons e 82 neutros, e ainda um criptônio 36 prótons e 47 neutros, fazendo a soma de prótons e neutros, verificamos que o resultado é de 92 prótons, e 129 neutros, como visto na soma obtida está faltando 17 neutros. Estes nêutrons se dispersaram no momento da explosão, e são chamados nêutrons livres, existe uma teoria, entretanto, esta não se confirma na pratica, a realidade é outra, mas não vamos entrar nestes detalhes, pois no momento não nos interessa mais de perto, mesmo porque a minha intenção é demonstrar a tendência do átomo a individualizar-se, e esclarecer de que deve haver um psíquico que possibilita a formação dos átomos de bário e de criptônio. Seria uma casualidade a formação desses dois átomos? Não existe nenhum psíquico, nenhuma força inteligente que possibilita se forme esses dois elementos? Se não aceitarmos um psiquismo existente que preexiste a explosão, e acolhe os prótons, os nêutrons e os elétrons, na formação desses dois átomos, seremos consequentemente levados a crer que a matéria é que possui essa propriedade, pois acontece neste fenômeno uma seletividade mesmo, sobrando 17 nêutrons que permanecem como nêutrons livres.

Apresento estes dados na intenção de explicitar de que quando acontece à transformação de um átomo, através da natureza, ou adicionamos um elétron a um átomo e o modificamos, está apenas acontecendo à substituição desse átomo, pois o psiquismo desse novo átomo já existia, alteramos apenas o elemento matéria, pois não dá para acreditarmos que seja possível modificarmos o psíquico do átomo, alterando-lhe as propriedades, num repente, mesmo porque não dá para entendermos que estas propriedades tenham como origem a partícula de matéria que reveste os mesmo. 

Por exemplo, o átomo de hidrogênio e do oxigênio traz a propriedade de unidos formarem as moléculas H2O, a aproximadamente quatro bilhões de anos, isto é, desde o início da Terra, e como pudemos ver, a agua existe nas colônias espirituais, tanto quanto em outros mundos mais evoluídos. Esta possibilidade nossa leva a raciocinar de que as propriedades desses átomos evoluem na eternidade. Será mesmo que podemos acreditar que o psiquismo dos átomos, tenham suas propriedades modificadas quando adicionamos um corpúsculo, seja um elétron, um próton, ou um nêutron, ao mesmo? 

Um químico ou um físico ateísta entenderão que sim, pois não acreditam em Deus, em espirito, e menos ainda que o átomo seja um psiquismo revestido de um “corpo” energético e de matéria, mas nos espiritas já apreendemos de que todo efeito tem uma causa, e sendo assim, não podendo negar o princípio inteligente que se manifesta como propriedades nos átomos, nossa parca racionalidade nos leva a deduzir de que os átomos tenham como causa, um princípio inteligente.

E isto acontece realmente, nos é possível acrescentar um corpúsculo a um átomo, e presenciamos sua alteração, entretanto sem que nos apercebamos estamos transferindo apenas o elemento matéria, que vai revestir a um psiquismo já existente, e assim teremos um novo átomo. 

Mas a nossa intenção é a de demonstrar o avanço vertiginoso da ciência, e de que existem fenômenos infinitos que nos rodeiam e que nem de longe imaginamos existam, como por exemplo, o silício há alguns anos passados nem de longe imaginávamos quando brincávamos na areia da praia, de que a mesma contivesse um elemento que modificaria por completo o campo da eletrônica, possibilitando construir um processador, que é o cérebro do computador, tanto quanto, de um aparelho celular.

E como retro citado o grafeno que é um derivado de carbono, que vai ampliar ainda mais o avanço da eletrônica, e estes são apenas alguns dos infinitos elementos que encerram fenômenos que de futuro estaremos a descobri-los.

E mais procurei neste texto lembrar de que a evolução da vida não acontece apenas para o espirito, mas para todos os elementos que compõem a vida do universo. E não nos esquecendo de que espirito, matéria, elemento energético, e psiquismo preexistem em simbiose, à evolução não acontece apenas quando o espirito se demore encarnado, mas também enquanto nos demoramos despidos do corpo de matéria denso. 

Allan Kardec nos tem informado nas obras básicas, mas mais especificamente na Revista Espirita, e André Luiz têm corroborado essas mesmas informações, revelando-nos de que os avanços científicos que conquistamos na Terra, já existem na espiritualidade, e através da médium Yvonne Pereira, o espirito de Camilo nos confirma essa realidade. E pelo apresentado em o livro “Memórias de um Suicida”, a tecnologia cientifica na área da eletrônica, existente no Lar Maria de Nazaré, já no ano de1926, superava a tecnologia existente na atualidade. Entretanto pelos avanços que a ciência vem realizando, dentro em breve a mesma nos apresentará os feitos realizados na espiritualidade, pois já foi dado um grande passo, já descobriram alguns elementos da natureza, que lhe possibilitaram construir o processador, que será o cérebro de todo equipamento eletrônico, no porvir.

A evolução vai ao infinito na eternidade, e no momento evolutivo em que nos demoramos, temos infinitos fenômenos que nos cercam, são ignotos que iremos descobrir, principalmente a partir do momento em que maturarmos mais o amor que trazemos em potenciação no nucleio da alma.

José Sola – ago/2016

(revisado set/2016)

E vamos nos valer de mais uma revelação de Alexandre descrita por André Luiz, esta está inserida em o livro “Missionários da Luz” no capítulo da Reencarnação, pagina 210 e 211, vejamos:

“A observação era muito nova para mim e continuei indagando:

- Mas o organismo períspirítico de Segismundo não é o mesmo que ele trouxe da Crosta, ao desencarnar pela última vez? 

- “Sim – concordou o orientador-, tem a mesma identidade essencial: todavia, com o curso do tempo, em vista de nova alimentação e novos hábitos em meio mui diverso, incorporou determinados elementos de nossos círculos de vida, dos quais é necessário se desfaça a fim de poder penetrar, com êxito a corrente da vida carnal. Para isto, as lutas das ligações fluídicas primordiais com as emoções que lhes são consequentes desgastam - lhe as resistências dessa natureza, salientando-se que, nesta noite, faremos a parte restante, mobilizando, em seu auxilio, nossos recursos magnéticos”.

Nestas palavras endereçadas a André Luiz, nosso amigo Alexandre o esclarece, informando-o de que o espirito se reveste de elementos pertencentes ao mundo, ou colônia em que este se demore.

E estes elementos naturalmente não são outra coisa que não a matéria em outra dimensão, se analisarmos como livres pensadores, entenderemos de que as influências da matéria que carregamos para a espiritualidade, é matéria em outra dimensão, pois após havermos nos despojado do corpo denso de matéria, o espirito carrega ainda partículas materiais, partículas essas que lhe oferecem a densidade que apresentam na espiritualidade.

Referências bibliográficas:
KARDEC, A. Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1995.
PEREIRA, Yvone A. Memórias de um Suicida. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1989.
XAVIER, F.C. Espírito André Luiz. Nosso Lar. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1996.
XAVIER, F.C. Espírito André Luiz. Missionários da Luz. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário