sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O HOMEM EVOLUTIVO E DEUS


Fernando Rosemberg



Rebuscando algumas questões de “O Livro dos Espíritos” (AK – 1860 – “edição definitiva” – Ide), notamos sua sabedoria e sua síntese fenomenal acerca do homem evolutivo e de Deus, o Criador.

Provando Sua existência, temos que:

“Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá”. (Opus Cit.).

E mais, em se referindo ao sentimento intuitivo que todos carregam em si mesmos sobre a referida Causa de Tudo, os Espíritos sábios observam que tal intuição é a mais autêntica prova do Criador, pois que:

“... de onde viria lhe esse sentimento se ele repousasse sobre nada? É ainda uma conseqüência do princípio de que ‘não há efeito sem causa’.”. (Opus Cit.).

E, presentemente, nossa compreensão do Criador postula que Deus é Eterno, Imutável, Imaterial, Único, Todo Poderoso e, por fim, Soberanamente Justo e Bom. E, dentre Suas Leis, vigora a da Evolução como sendo um dos maiores fenômenos universais, vivido por mim, por você, por todos nós dos Mundos materiais que se agigantam no infinito da criação.

Em nosso último e 30º. e.Book: “O Paradigma Absoluto” (web artigos), pudemos destacar, da intimidade espirítica do homem, suas diversas faixas evolutivas resumidas e concatenadas por cinco grandes Modelos Psíquicos:

1-Fixista/Criacionista;
2-Evolutivo: Ciência oficial;
3-Espiritismo do Século 19, que já anunciava:
4-Espiritismo do Século 20; e, por fim, o Modelo do:
5-Mecanismo Ontogenético, que nada mais é que uma ampliação do seu antecedente.

Por tais Modelos, vai o homem evolutivo ampliando suas noções do Universo físico e espiritual, e, como é óbvio, do Criador.

E o referido “OLE” de que estamos tratando, dirá, sobre a natureza íntima de Deus, que não temos, ainda, como compreendê-la mais a fundo, pois que isto:

“... é um sentido que lhe falta”. (Opus Cit.).

Mas observam que:

“Quando seu Espírito (do homem) não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver próximo d’Ele (de Deus), então, ele O verá e O compreenderá”. (Opus Cit.).

Logo, falta, ainda, ao homem evolutivo, o progresso e o desenvolvimento de outras potências suas para uma compreensão mais dilatada do Criador; potências estas que, indubitavelmente, estão depositadas ao íntimo de nós mesmos que, pela valorização do Ser, e, exclusões paulatinas do Ter, desabrocharão do Espírito imortal que há nós, aproximando-nos de Deus, quando, então, o veremos e o compreenderemos em Seu Poder, Sua Grandeza, Sua Eternidade.

UM GRANDE ABRAÇO DE:
Fernando Rosemberg Patrocínio

Blog: filosofia do infinito, ou, eletronicamente:


fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário